Escolher idioma:     
 

Notícia

Primeira Certificação do Modo de Produção Aquícola Biológico atribuída pela SGS a “Algarve Offshore Seashells”

28-04-2014

Comunicado de Imprensa


Primeira Certificação do Modo de Produção Aquícola Biológico atribuída pela SGS a “Algarve Offshore Seashells”

 

A SGS, organismo líder mundial em Certificação, concretizou a primeira certificação, da Península Ibérica, no Modo de Produção Biológico de mexilhão no “Algarve Offshore Seashells”, na empresa Testa & Cunhas, SA, instalado em mar aberto, ao largo de Lagos, com apoio do PROMAR e licenciado desde 2013, utilizando um método de produção ambientalmente sustentável.

Esta certificação, atribuída pela SGS Portugal, primeira entidade reconhecida pelas entidades oficiais como organismo de controlo da produção aquícola biológica de animais e algas marinhas, é de grande significado para a aquicultura portuguesa, por se tratar da primeira certificação deste tipo, na Península Ibérica, atribuída a um estabelecimento português.

 

Atendendo ao seu posicionamento diferenciado no mercado, os produtos biológicos representam atualmente janelas de oportunidade para o desenvolvimento de negócios nesta área.

No entanto, a produção e rotulagem destes produtos nos mercados da UE seguem um rigoroso processo de certificação e é aqui que atua a SGS, enquanto Organismo de Controlo reconhecido pela DGADR - Dir. Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, verificando in loco o cumprimento de todos os requisitos, com técnicos reconhecidos e especializados nas áreas de intervenção.

 

 

 

Veja aqui o vídeo da reportagem - https://www.youtube.com/watch?v=Wen9OpJQSmk

 

Sobre a empresa Testa & Cunhas, SA (www.testacunhas.com)

A Testa & Cunhas foi constituída em 16 de dezembro de 1927, por Inácio Marques da Cunha, e dedica todo o seu saber aos produtos do mar.

A empresa tem sede própria na Gafanha da Nazaré, junto ao canal de navegação, numa área de aproximadamente 24.000 m², com instalações onde funcionam os serviços administrativos e a oficina de manutenção da frota.

Em 2012, o Governo Português atribuiu, por 30 anos, a Testa & Cunhas, SA uma concessão offshore de 395 ha, a "Algarve Offshore Seashells", a uma milha ao largo de Lagos, na costa Algarvia, para a produção de mexilhão, ostra e vieira que, quando se encontrar a laborar em pleno, terá uma capacidade produtiva de até 9.000 toneladas.

Atualmente a empresa possui uma frota completamente modernizada de 11 navios, dotados de excelentes condições para a receção, manuseamento e acondicionamento do pescado, que permite a apresentação das capturas com elevado grau de qualidade.

 

 

Sobre o Grupo SGS (www.sgs.pt)

O Grupo SGS é o líder mundial no domínio da inspeção, verificação, análise e certificação. Com mais de 80.000 colaboradores, a SGS opera uma rede de mais de 1.650 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Presente em Portugal desde 1922, a SGS conta com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios acreditados nas áreas Agroalimentar, Detergentes, Produtos de Higiene, Cosméticos, Dispositivos Médicos, Ensaios Não Destrutivos, Ambiental e Segurança Ocupacional.

Enquanto Organismo de Certificação, a SGS foi o primeiro a obter a acreditação para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em 1998. Desde então, sempre liderou o mercado, inovando nos serviços, de acordo com as principais tendências internacionais, nomeadamente na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança Ocupacional, Segurança Alimentar, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.

 

Nota: texto elaborado ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


voltar
Sobre nós Links úteis Área reservada: área reservada
Sede e administração Delegação Algarve
t. +351 234 390 850
f. +351 234 390 855
 
testa.cunhas@testacunhas.pt
www.testacunhas.pt
t. +351 282 492 343
f. +351 282 492 345

» DGRM

» Docapesca

» Fileira do Pescado

» Comissão Europeia - Assuntos Marítimos

» FAO - Code of Conduct Responsible Fisheries

» IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

 

 
Copyright @ 2013 Testa e Cunhas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade by INOVAnet